• Login

Tive câncer. Posso me vacinar para a covid-19?

Pacientes oncológicos devem se vacinar contra a Covid-19. Estudos mostram que, por serem classificados como grupo de risco para complicações com o Sars-CoV-2, podem apresentar mortalidade de 6% a 61% caso entrem em contato com o vírus e desenvolvam a doença. O intuito da vacinação é diminuir a morbidade e a mortalidade da Covid-19. O malefício de não se imunizar é maior do que os riscos de uma possível reação vacinal.

Se o diagnóstico é recente, o indicado é que a vacina seja administrada antes do início do tratamento oncológico. Porém, dado o caráter protetor da vacina, é necessário que o oncologista avalie a aplicação mesmo em pacientes que estão com a terapia em curso. Outras vacinas, como a da influenza, por exemplo, se mostraram eficazes em pacientes com câncer, evitando hospitalizações relacionadas à doença. As diferentes modalidades de tratamentos oncológicos podem interferir na eficácia do imunizante, mas cabe ao médico avaliar o melhor momento para a vacinação.

As duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil não possuem qualquer parte ativa do Sars-CoV-2 e deste modo são seguras para pacientes oncológicos. A Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan (SP), utiliza o vírus inativado. A ChAdOx, imunizante da Astra Zeneca em parceria com a Universidade de Oxford e produzida nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), tem a tecnologia do vetor viral não replicante, que é um vírus vivo modificado, que perdeu a capacidade de reprodução.

Para mais informações CLIQUE AQUI para acessar o material da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.