Projeto Neon Conviver: Integração e Orientação Oncológica
O que é:
O Projeto Conviver foi criado principalmente por perceber a necessidade de proporcionar momentos de integração entre os pacientes, e destes com os profissionais de saúde, visando, dessa forma, aproximar relações, trocar experiências e esclarecer qualquer tipo de dúvida a respeito do câncer e seu tratamento.
Público Alvo:
Pacientes com diagnóstico de câncer em tratamento e/ou pós tratamento, residentes no Espírito Santo.
O I Projeto Conviver:
O I Projeto Conviver teve como público alvo as mulheres com câncer de mama, por querer homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher. Houve divulgação através de outdoors, convites pessoais, entrevistas e chamadas na televisão. O evento foi realizado no Centro Educacional Primeiro Mundo, gentilmente cedido, no dia 10 de Março de 2007 – sábado. Contamos com, aproximadamente 80 participantes. Cada um, ao chegar no local do evento, ganhou uma camiseta com o nome do projeto e uma pasta para anotações diversas. Foram recebidos pelos profissionais do Neon com um café da manhã.
A primeiro palestrante foi o Dr. Antônio Chambô, que falou sobre as “Tudo o que as mulheres mais quererm saber sobre o câncer de mama”. Respondeu as dúvidas que os pacientes levantavam e houve uma discussão muito produtiva.
Logo após, dividimos os participantes em grupos para que pudessem, de forma mais informal, conversar sobre suas experiências e tirar dúvidas com os profissionais. Lá estavam os sócios oncologistas do Neon, as psicólogas Marina Paulini, Jozeane Zamprogno e Jurama Ribeiro, além das enfermairas Valéria, Camila e Brunella. Todos contribuíram de forma efetiva no desenvolvimento desses grupos.
A professora de Ioga, Flávia Rodrigues participou com uma aula e pôde mostrar seu trabalho, muito bem recebido.
Dois pacientes do Neon, Karla Cabral e Izete Gomes, deram depoimentos pessoais, mostrando aos colegas que é possível viver bem, com o câncer.
A assistente social Bianca Xavier palestrou sobre “Os direitos dos pacientes oncológicos”. Eldy Souza – Senac, falou sobre os cuidados femininos, euto-estima e bem-estar. E encerramos o evento com uma contadora de histórias, Keziah Aguiar, falando sobre os fatores motivadores de cada um.
Este primeiro encontro foi muito bem aceito pelos participantes e, pelo que consta nas avaliações preenchidas, há o desejo de que esta idéia não se perca. Por tanto, estamos já programando o próximo Projeto Conviver!
O II Projeto Conviver está programado para o dia 1ª de Dezembro de 2007, e pela grande procura, optou-se por abranger todos os tipos de câncer, sem restrições. Estamos nos organizando para promover mais um momento de partilha e aprendizagem de novas estratégias de enfrentamento da doença. As inscrições já se encontram abertas.