Neon implanta novo sistema de gestão totalmente informatizado
O software PAEEON é certificado pela Sociedade Brasileira em Informática e Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina – SBIS/CFM. O sistema é integrado, garantindo uma gestão eficiente e uma maior segurança do paciente.
Segurança do paciente e informações interligadas desde o momento da consulta até a administração da medicação, esta é a proposta do novo sistema de gestão que foi instalado no NEON. O software faz com que todos os processos se tornem digitais, ou seja, elimina a necessidade de papel e de processos e controles manuais na clínica.
O software que está em atividade na clínica é o PAEEON, um sistema de gestão de saúde desenvolvido pela ACTIVIT Tecnologia, empresa paulista de Presidente Prudente – SP. Ele é certificado pela Sociedade Brasileira em Informática em Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina – SBIS/CFM, o que garante a validade jurídica das informações armazenas digitalmente, pois todas as assinaturas no prontuário do paciente são realizadas através de certificado digital.
O certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.
Segundo Jair Tavares, Diretor da Activit, “o PAEEON segue rigorosos critérios de Segurança da Informação através de criptografia na comunicação e armazenamento de dados, garantindo que as informações dos pacientes fiquem seguras e protegidas contra acesso não autorizado. Além disso, o sistema atende à MP 2.200/2001 e à Resolução do CFM 1821/2007, que tratam da autenticidade e validade de assinatura digital em prontuário médico.”
Ainda de acordo com diretor da Activit, o pioneirismo do NEON na utilização de um sistema totalmente digital coloca a clínica no moderno conceito Smart Clinic, ou seja, clínica inteligente, onde todas as informações, sejam estratégicas ou do paciente, são geridas através de sistemas de informação.
“Os médicos conseguem prescrever tratamentos quimioterápicos com muito mais facilidade e controle dos ciclos e períodos do tratamento. Eles têm acesso à sua agenda e ao prontuário do paciente através de um mobile que mantém a informação sempre disponível e acessível, com todos os pormenores e observações específicas”, disse a Enfermeira Auditora e coordenadora do projeto de implantação do sistema, Brunella Coelho.
“Toda equipe multidisciplinar que cuida do paciente tem acesso remoto aos dados, o que evita falhas no processo de comunicação. Psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e médicos podem utilizar o programa para incluir informações relevantes relacionadas ao tratamento e colocar observações clínicas. Cabe salientar que a prescrição é restrita ao médico”, completou Brunella.
Com uma equipe extremante profissional e capacitada como a do NEON e um sistema de informação robusto, seguro, eficiente e confiável, quem mais ganha é o paciente que já conhecia a qualidade da clínica e agora tem um atendimento mais ágil eficiente e seguro.