• Login

Grupo de Apoio Multidisciplinar aos Pacientes

Após o diagnóstico de um câncer, uma necessidade é a adaptação aos tratamentos oncológicos, que muitas vezes exigem uma nova programação de vida, levando-se em conta os efeitos colaterais e limitações previstos e imprevistos que ocorrem durante o processo. Isso acontece primeiro pelo pouco conhecimento que se tem a respeito das especificidades de cada tratamento, segundo, em decorrência dos efeitos colaterais que algumas vezes levam os pacientes a se perceberem mais limitados do que antes do diagnóstico, e, terceiro, por todo estigma social que esse tratamento carrega.

Vivenciar o diagnóstico de uma doença que traz muitas vezes no imaginário social algumas sentenças aprisionantes – e muitas vezes irreais – gera medos e preocupações que aumentam na medida em que os momentos temidos se confirmam e as possibilidades esperadas são frustradas. Todavia, é possível pensar em um melhor modo de se adaptar a isso e também em uma vida com qualidade durante essa fase.

A adaptação é um processo contínuo, composto por altos e baixos, que pode ser facilitado por vários fatores, como: conhecimento, confiança no médico e no tratamento, boa relação com a equipe de saúde, suporte psicológico e social/familiar adequado, espiritualidade, hábitos de vida saudáveis, aceitação das limitações e potencialização das possibilidades.

Pensando no bem estar total dos seus pacientes, o Neon retomou, desde março de 2017, um espaço de troca de saberes e de compartilhamento de vivências emocionais para facilitar a integração e a adaptação do paciente e de seus acompanhantes à fase do tratamento. Dois grupos foram criados e estão sendo oferecidos: o grupo com foco informativo/técnico para pacientes iniciando a quimioterapia e o grupo vivencial e orientativo/técnico para pacientes com ostomias/estomas, sendo o primeiro com frequência bimestral para pacientes novos e o segundo com frequência trimestral para pacientes que desejam acompanhamento contínuo.

O grupo permite um maior conhecimento, a desconstrução de crenças inadequadas, a ressonância (identificação) e o espelhamento, que proporcionam validação de vivências subjetivas e o fortalecimento de um modo de ser mais saudável e adaptado à vida em sociedade. Vale a pena viver esta experiência!