• Login

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

O câncer caracteriza-se como uma doença que impõe mudanças significativas na vida da família e do paciente, podendo estas mudanças ocorrer durante o tratamento quimioterápico e após.

O Núcleo Especializado em Oncologia (NEON) acredita que intervenções psicoterapêuticas podem contribuir significativamente durante a trajetória do paciente oncológico: desde a situação do diagnóstico, o enfrentamento do tratamento, à reabilitação e aos cuidados paliativos, em busca de melhor adaptação do paciente e/ou da família aos desdobramentos com os quais se deparam.

Busca-se no Núcleo Especializado em Oncologia (NEON), através do

apoio psicológico, um espaço seguro para a expressão de sentimentos; a descoberta de meios para a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão; mobilização de recursos criativos e saudáveis para o enfrentamento da doença; priorização da qualidade de vida de maneira mais abrangente; e por fim, porém não menos importante criar um espaço para o desenvolvimento da esperança e a busca de novos significados para o processo de viver.

O serviço de Psicologia atende todos aqueles que são encaminhados por seu médico responsável e aos que buscam apoio por iniciativa própria.

Quando?

Diferentemente do que muitos pensam, o suporte psicológico pode ser imediato e de curta, média ou longa duração, podendo até mesmo ser encerrado em uma sessão, sempre que se verifica um sofrimento ou uma dificuldade de lidar com alguma adversidade vivenciada (considerada como demanda terapêutica).

O diagnóstico de câncer muitas vezes interfere negativamente na visão do paciente e de seus familiares acerca deles mesmos, de suas vidas, do mundo e dos outros, podendo levar a distorções significativas de percepção e prejuízos funcionais que vão desde dificuldades relacionais à completa paralisação nos diversos âmbitos da vida.

Pode-se buscar o acompanhamento psicológico quando 1) o paciente percebe que não está conseguindo desempenhar seus papéis/funções sociais tal como desempenhava antes do diagnóstico/tratamento do câncer, 2) quando os medos paralisam e impedem a retomada das atividades cotidianas, 3) quando há aumento de irritabilidade e alterações no sono e na alimentação ou 3) quando há outros tipos de prejuízos funcionais, relacionais/sociais ou emocionais, que acarretam sofrimento psíquico.

Por quê?

Muitas vezes, a vivência de um processo de adoecimento é a vivência de um desconhecido, especialmente quando se trata do câncer, que ainda é uma doença carregada de sentenças sociais aprisionantes e limitadoras de sofrimento e/ou morte. Além disso, o câncer é uma doença de etiologia multifatorial e sua ocorrência é proveniente de uma combinação de fatores fisiológicos, genéticos, psicológicos, sociais, ambientais e de hábitos de vida. Então, assim como esse sinergismo potencializa o risco de desenvolvimento de determinados tipos de câncer, o tratamento também deve ser considerado em sua totalidade, com foco em um ser humano que é além de um corpo físico. O compartilhamento de emoções e vivências e a adequada expressão de sentimentos, valores e significados, bem como o maior foco na saúde de forma geral facilitam uma melhor adaptação ao momento e um maior cuidado do paciente, reinserindo-o em tudo o que o envolve. 

Para quê?

O suporte psicológico para pacientes e familiares no Neon pode se dar para:
– facilitar a adaptação ao momento de vida após o diagnóstico de câncer e durante o tratamento,
– identificar e ajudar na reestruturação de crenças disfuncionais e limitantes,
– auxiliar o paciente a focar nas reais possibilidades do momento, vivendo um dia de cada vez e fazendo planejamentos adequados com vistas a uma melhor qualidade de vida,
– proporcionar maior equilíbrio emocional e expressão adequada dos sentimentos,
dentre outros objetivos… sempre de acordo com o que o paciente (ou familiares) apresentar(em) como conteúdo da consulta psicológica.

“Nenhum sofrimento é insuportável quando cuidado”. (Cicely Saunders).